Powered By Blogger

quarta-feira, 17 de agosto de 2011


Marketing




 Competência também é marketing pessoal 

             Outro dia estava circulando pelas ruas da cidade quando recebi um panfleto de uma escola de negócios ofertando um determinado pacote de curso, e dentro do pacote um chamou minha atenção de modo especial. O curso em questão era intitulado de Marketing Pessoal. Em outra ocasião um colega de trabalho me fez a seguinte pergunta o que é marketing pessoal? Lembrei-me do tal panfleto do sinal.                                                                           
             Hoje vos faço a mesma pergunta, o que é marketing pessoal? Para muitos, marketing pessoal é apenas ser amigo de todo mundo, ser bem relacionado, ser bem visto, andar sempre bem vestido, limpo e perfumado. Para outros é ser famoso, é ter muitos fãs e discípulos ou ter muitos amigos. Ainda continuo insistindo tentando encontrar uma resposta satisfatória para a grande questão proposta.
             Vou esquecer o que diz a literatura especializada, e ater apenas aquilo que o tempo me legou em forma de experiência. Andar bem vestido, com a barba feita, com o cabelo ajeitado é marketing Pessoal. Ser bem relacionado, tratar todos com simpatia e respeito, ter muitos amigos e ser convidado para todas as baladas, também é marketing pessoal. Ter fãs, discípulos, puxa sacos ainda é marketing pessoal.
             Também é marketing pessoal ser dedicado, esforçado, comprometido com a causa seja qual for. Em outras palavras ser competente também é marketing pessoal. Fazer aquilo que lhe foi incumbido bem feito também é marketing pessoal. Fazer a sua parte, cobrar e auxiliar o colega a fazer a parte dele também é marketing pessoal. Alertar o companheiro quando este estiver perto de cometer uma burrada também é marketing pessoal. Marketing pessoal é ser positivo, alegre, animado, esperançoso, companheiro.
             Marketing pessoal não se resume apenas em ser conversador, boa pinta, amigo de todos, bem relacionado. Marketing pessoal também se faz na base do trabalho do suor e das lágrimas, marketing pessoal se faz nos momentos de discussão, de embate, de briga, de guerra. Marketing pessoal se faz com a imagem, com a coragem de colocar a cara a tapa. Marketing pessoal se faz opinando e não escondendo atrás do toco ou balançando a cabeça e concordando com tudo feito lagartixa embriagada.
            Como as opiniões emitidas acima não têm valor cientifico, são apenas devaneios do tempo gravados e registrados na forma de experiência obtida. Assim me atrevo a deixar um conselho, fazemos marketing pessoal em todos os lugares e em todos os momentos. Então sejam competentes, trabalhem, sejam dedicados e comprometidos. Sejam corajosos e inteligentes saibam a hora certa de falar e calar. Entendam que o sucesso depende da sua capacidade de se relacionar.









Um comentário: