Vender
Há uma diferença muito grande em vender e o cliente comprar
Não fale sobre seus inimigos, pois senão eles vão ficar famosos à suas custas.
– Já afirmei muitas vezes que as maiores lições que aprendi na vida vieram das coisas mais comuns do mundo. E a lição desta semana, que vou compartilhar com vocês, é a da sensibilidade. O que é vender? O que é uma venda? O que é um vendedor? Quais são as características necessárias para se exercer a profissão de vendedor? O que é um profissional de vendas? O que é um facilitador de vendas?
– Não sou um vendedor, ao contrário sou comprador. Como comprador fui a uma divisão de eletrônicos para comprar uma TV 29”. Quando cheguei ao departamento já sabia exatamente o aparelho que queria comprar, como queria comprar e como iria pagar. Como já cheguei a loja decidido a venda era um processo muito simples, pois eu já havia comprado antes de chegar a loja. O vendedor, digo vendedor pelo seu crachá, pois no meu caso era apenas tirar a Nota Fiscal e receber a comissão pela venda fácil. Assim o tirador de pedido fez, emitiu o pedido e pegou a TV no monte.
– Considerando que a loja eram dois andares, e a parte de TV era no segundo piso, foi uma dificuldade descer a esteira rolante com aquele televisor grandão. A caixa do aparelho, modelo antigo, era enorme, difícil de manusear, batia em tudo, atropelava todos os passantes. Depois de muito trabalho cheguei ao primeiro piso com o elefante branco, então minha irmã disse: - E antena, como vamos ligar o aparelho sem a antena. Pensei no vendedor que me viu comprar uma TV enorme, antiga e não lembrou de me oferecer uma antena de R$ 15,00. Mesmo sabendo que sem ela não seria possível ligar o televisor.
– Não sou louco a ponto de querer que o vendedor adivinhe meus pensamentos, mais o mínimo que se espera de um vendedor é que ele tenha sensibilidade. Neste caso eu esperava que o vendedor ao menos tivesse a audácia de me oferecer um DVD, um videogame, uma mesa ou pelo menos a antena.
– Tem vendedor que perde a venda vendida, pois o cliente chega à loja já decidido a comprar, e não compra, porque o vendedor o atende mal, o aborda da maneira errada, faz o comentário que não deveria ser feito, ou nem sabe o que esta fazendo. Este tipo de vendedor não tem sensibilidade de vendedor.
– São muitas as histórias de vendas e vendedores, e todas elas permeadas pela falta de sensibilidade. Falta aos vendedores sentir o momento, o cliente, o humor, a pressa, a condição financeira, a necessidade do cliente. Falta sensibilidade para adivinhar o que o cliente precisa, antecipando as suas vontades e surpreendendo-o. Um vendedor sensível vende o que o cliente foi comprar, o que ele precisa comprar, o que ele não foi comprar e o que o vendedor quer vender.
Gostei do texto! fica a dica para quem trabalha com vendas...


Nenhum comentário:
Postar um comentário